A idade vem para todos. Mas o tempo somente passa desapercebido para as pessoas que não valorizam os momentos bons que se realizaram. Cuidar-se e cuidar de quem está próximo de você é o segredo para vivermos melhor. Somos referência para os mais jovens, nossas atitudes e posicionamentos são alimento para a construção da sociedade. Quando vemos as fotos na matéria da Mrs Lady Pinhais, temos a certeza que ela não deixou o tempo passar por ela e sim vemos ela ser muito bem lembrada pelo tempo.
Arnaldo Silveira
O nome completo de Mariceli Foronda
- Mrs Lady Pinhais é Mariceli Duarte Foronda. Ela é a caçula da família, nasceu
12 anos depois do seu irmão. Já tinha a Marines, a Marilene e o Mauro(in
memorian). Sua mãe escolheu o nome Marceli, por causa de uma atriz que também
teve uma menina e colocou este nome. Seu pai não achou justo só ela não ser
"Mari", então foi registrada com o nome Mariceli. Seu nome de
nascimento é Mariceli Duarte. Quando casou, colocou o Foronda do seu marido,
família boliviana.
Sua família não tem nenhuma tradição
culinária, tendo filhos adolescentes, os momentos especiais são comemorados com
pizza ou hambúrguer.
Sendo muito vaidosa, está sempre focada em manter bons hábitos alimentares, faz atividades físicas e sempre que as finanças permitem investe em tratamentos estéticos. Seu objetivo é envelhecer com saúde e disposição para ser uma vovó linda e querida, como era a sua avó Dinda.
Perguntamos se este caminho da
vaidade teria alguma relação com o seu caminho rumo aos concursos de beleza e de
que forma? Mariceli disse que quando era criança, adorava ir com suas irmãs
assistir aos concursos de miss na casa de tios que tinham TV colorida, começou
ali este sonho. Ela era alta e bem magra, todos diziam que poderia ser miss.
Foi em 1994 sua primeira tentativa no Miss Broto Pinhais, em 1996 participou do
Miss Pinhais e em 1999 casou-se, então o sonho de infância precisou ir para uma
caixinha, a qual ela não tinha ideia se poderia ser aberta novamente. Em 2018
reencontrou a Ivana Carla (Miss Brasil 1990) em um evento para mulheres da sua
idade, ali seu sonho começou a ressurgir novamente. Mariceli ficou pesquisando
e acompanhando as páginas de concursos, até que finalmente surgiu esta
oportunidade em Pinhais-Paraná. Mariceli também falou da sua relação com a
Arte. Ela ama todos os tipos de arte, apesar de não ter nascido com o dom para nenhuma, ela sorri. Quando era pré-adolescente,
existia um grupo de teatro no bairro Maria Antonieta onde morava.
Grupo Teatral Aquarela, dirigido por Laércio Sobral. Ela era uma das crianças expectadoras ativas das peças montadas por eles, como Pluft o Fantasminha (Maria Clara Machdo), e admite ter assistido umas 5 vezes. Outra produção fantástica foi o Boi e o Burro a Caminho de Belém, revela com largo sorriso e saudosa. Anualmente era produzido um show para o dia das crianças, Mariceli participou de dois destes, em um ela dublou a Mara Maravilha e fez uma esquete sendo uma Gata, no outro dublou a Xuxa e participou da animação do show como Pluto. Segunda ela foram tempos maravilhosos. Pelo que vemos o Grupo Teatral Aquarela, fez parte das vidas de muitas crianças e jovens desta época, e tranformando suas vidas na arte como a Mariceli. “Este tipo de cultura levada para as crianças em bairros mais pobres é fundamental para o seu desenvolvimento. Este era o único tipo de cultura que eu tinha acesso na época, além da televisão, a primeira vez que fui ao cinema foi aos 13 anos, com um ingresso que meu pai ganhou.” Diz emocionada. Ela recorda que foi um filme dos Trapalhões que assistiu, não se lembra do nome, mas o que mais a impactou foi o tamanho da tela, segundo ela, foi como estar dentro do filme junto com eles. Ali nasceu uma fã de cinema. Sobre o cinema em Pinhais ela diz que já ouviu falar, mas confessa que estava bem por fora do que estava acontecendo na cidade. Então recomendamos que assistisse os longas Metragens produzidos na cidade como “As Filhas de Ninguém, 2017”, “Amor Cinzento, 2018” e “O Peso de uma Promessa, 2020”.
Fotos Carlos Rocha Fotografia |
A pandemia ajudou a reorganizar sua vida, e agora com o home-office ela pode estar muito mais presente em sua cidade. Esta semana até matriculou-se nas aulas de Dança do Ventre, modalidade que fazia antes do nascimento da sua filha, estava há 19 anos afastada da dança. Sobre ser atriz, já pensou sim. Inclusive, sempre que ela encontra o Laércio Sobral, pergunta para ele se existe algum projeto destes para ela participar. Atualmente busca isso, não só porque gosta, mas é uma recomendação de sua neuropsicóloga. Mariceli é portadora de Altas Habilidades, muito focada na lógica, e desenvolveu Síndrome de Bournaut, então, qualquer tipo de arte é tratamento para aliviar esta pressão. Sua bandeira anunciada no concurso foi trabalhar pela inclusão. Descobriu que seu filho é portador de Altas Habilidades, e aos 40 anos identificou que ela também é. Uma neurodiversidade herdada geneticamente. Durante este processo de compreender e aceitar isto, lembrou-se de todo o sofrimento que passou durante a sua vida, sofrendo com buling e não sendo aceita em determinados grupos. Hoje, busca formas de levar ao maior número de pessoas o conhecimento sobre esta condição e como a sociedade pode ser beneficiada com a aceitação das pessoas que são diferentes e como isso pode ser enriquecedor para todos.
Mariceli faz parte de um grupo de Portadores de AH e em breve lançarão um livro e um curso para ajudar familiares, professores e colegas de trabalho a compreenderem estas pessoas "especiais" que tem muito a oferecer. Mariceli mora no bairro Pineville de Pinhais há 15 anos, mas não criou tantos amigos como nos 21 anos que viveu no bairro Maria Antonieta, ela sente que lá ainda tem um pedacinho de si. A Revista Devista perguntou qual a primeira palavra que vem a cabeça dela quando pensa em Pinhais e a resposta é clara. "Desenvolvimento", a cidade se desenvolveu, desabrochou e enriqueceu nos últimos 20 anos. Brinca que Pinhais foi colocada no mapa, e com direito a destaque pela qualidade de vida.
Mais uma palavra sobre a noite do concurso... No momento em que viu a chamada nas redes sociais para a inscrição, seu coração se aqueceu e lá no fundo ela já sabia que a coroa seria dela. Durante os dois meses que se passaram entre a inscrição e o concurso, vieram muitos pensamentos de desmerecimento mas rapidamente ela desviava deles, muitas destas questões ela já havia tratado do divã da sua neuropsicóloga. No dia do concurso estava tão plena e feliz, só em saber que seu marido e seus filhos estavam lá apoiando ela e também todo o grupo dos Portadores de Altas Habilidades que se esforçaram para preparar sua torcida, foi incrível. Quando desceu a rampa do Cenforpe, passou um filme da sua vida em sua mente e ali foi tomada pelo sentimento surreal da gratidão. Apesar da confiança estar em alta, no momento em que o meu nome foi chamado eu não conseguia acreditar que aquele era o meu momento. Momento sonhado por tantos anos. Esta emoção se assemelhou ao dia do nascimento dos meus filhos, algo indescritível.
Foto Mara Repetstki |
Sejam gratas por tudo o que passou, perdoem o seu passado, perdoem a si mesmas, confiem em Deus que no momento certo Ele vai sondar os seus corações e presenteá-las, assim como me presenteou no dia 09/07/2022, data que vai ficar gravada no meu coração onde ganhei muito além de uma coroa e uma faixa, mas ganhei a oportunidade de mostrar a minha história, de levar para outras mulheres a alegria e a auto estima que transborda do meu coração. Gratidão é a palavra que me descreve e me guia na minha vida.”
Kamilly sente-se vaidosa em alguns momentos, mas não é aquela vaidade excessiva, ela gosta de se cuidar e de ter uma boa aparência.
Kamilly não consegue destacar o que considerou mais difícil durante todo o processo do concurso, porque sempre foi um sonho para ela, mas todo o processo foi muito fascinante, foi gostoso estar ali todos os domingos com as meninas, sempre recebendo muito carinho de pessoas que ela nem conhecia, que estavam sempre prontas para ajudar uma as outras. Não viu nada difícil, pois não era uma competição, era um momento em que mulheres que buscavam o mesmo sonho, tornavam tudo mais leve, e até mesmo no dia do concurso, por mais que estivessem nervosas, elas conseguiam fazer com que o momento de tensão se tornasse prazeroso. Questionada em que sentido seu título poderia ajudar as mulheres Plus Size, Kamilly respondeu que contaram a ela por esses dias, que havia mais de trinta (30) meninas e mulheres na pré inscrição para o concurso e que não sabiam como iam fazer uma seletiva para poder ficar quinze candidatas. Mas infelizmente apenas quatro das trinta compareceram. Ela acredita que depois do título, muitas garotas terão coragem de não desistir dos seus sonhos e buscar seus objetivos. Ela quer ser para elas um exemplo de coragem.
Com certeza ainda falta a consciência de que beleza não é só um corpo perfeito mas sim, a essência de cada um.
E quando há uma loja que se encaixa no "padrão" são absurdamente caras. A acessibilidade para pessoas acima do peso também é bastante limitada no dia-a-dia. Profissões que exigem que você tenha uma certa agilidade e que não te contaram, julgando, por ser uma pessoa sobre peso, meios de transporte como aviões, catraca de ônibus, poltronas em teatros, restaurantes e entre outros. Já existem leis que garantem a igualdade e a acessibilidade de obesos em lugares públicos, porém não são fiscalizadas devidamente. Falta o cumprimento das mesmas. Sobre sua noite do concurso, Kamilly nos conta um pouco dos bastidores. “Com certeza a mistura de muitos sentimentos (risos), era nervosismo, vontade de chorar a todo momento, pensamentos de insegurança. Eu não esperava o título, mas outra colocação, mesmo querendo ganhar. As meninas ali, ajudando a colocar vestido, arrumar o número na calça, colocar grampo no cabelo, emprestar um gloss, ajeitar os cílios e muito mais, fez com que eu tivesse certeza que não estava sozinha, todas estávamos com os mesmo misto de emoções. Tivemos momentos de orações, pedindo calma, para que nossos corações ficassem tranquilos com o tão esperado momento. Corria de um camarim para o outro, para ver as meninas do Lady, se precisavam de alguma ajuda, admirar um pouco na beleza delas também (risos). Foi tudo muito gostoso, desde o camarim até a coroação.”
O sentimento quando a coroa pairou sobre a sua cabeça, ela no diz: “Novamente uma mistura de sentimentos, mas nesse momento os sentimentos eram de gratidão, felicidade, encantamento e surpresa. Quando entrei no concurso, imaginava ser um exemplo de incentivo, mas quando recebi a coroa, tive a certeza que a partir daquele momento eu precisava mostrar para as meninas como eu, que não podemos deixar nossos sonhos de lado, por medo ou insegurança, se vai ou não dar certo! Deu certo para mim, e dará certo para todas as meninas que daqui pra frente eu serei inspiração. E é isso que eu quero transmitir no meu reinado, ser exemplo de força, determinação e mais do que tudo confiança, pois não importa o padrão que a sociedade estabeleça, se você carregar contigo o que você tem de melhor, você pode alcançar lugares grandiosos.”
Kamilly fala sobre os concursos de beleza, no que diz respeito a um público que diz ser perda de tempo, fútil, etc... e como este encantamento de quem participa pode mudar a opinião deste público.
em mente que para participar de um concurso de beleza você precisa só ser bonita e nada mais, gerando assim essa falsa percepção de futilidade, mas eu acredito que a medida que a sociedade vai percebendo que a beleza de uma Miss não é só física, ela precisa também ser inteligente, saber dialogar, se envolver com causas sociais, e além de tudo ser um exemplo de representatividade, tendo voz ativa para mudanças, acredito que assim essa percepção acabe. A mudança vêm através destas coisas que eu acabei de citar, se uma Miss souber usar essa representatividade, souber escutar quem ela representa, transmitir com carinho e sabedoria esta mensagem, eu acredito que esta quebra de paradigmas vira, não de forma instantânea é claro, mas de forma gradativa e natural. Os planos de Kamilly para o seu reinado. “A Miss exerce um papel na sociedade, sendo exemplo, não só na beleza. Ela tem que ter um papel de apoiadora e incentivadora, mostrar a cultura e a essência do seu país, estado, cidade que ela representa. E é isso que eu quero trazer para o meu reinado, quero fazer história como a primeira Miss Plus Size da minha cidade. É gratificante quando alguém vive sua vida de forma a inspirar os outros, é o que eu pretendo ser, inspiração, quero ter sabedoria nas minhas falas, pois quando falamos, liberamos algo, bom ou ruim.
Quero poder fazer as minorias e os excluídos serem ouvidos, passar a mensagem de que a determinação, o preparo, empenho e a fé em um propósito, podem ser os principais combustíveis para realização de um sonho. Quando estamos numa posição como a minha, agora, é preciso entender o real sentido, entender que representamos muita gente, e que são pessoas com várias culturas e entendimentos com uma grande diversidade, e para que você consiga fazer isso, você precisa ter empatia. Um dos projetos que quero iniciar é mostrar a essência da nossa cidade, começando um tur pelos lugares gastronômicos, fazendo apontamentos sobre a comida, o ambiente, e a localização, esse projeto já está em fase de construção. Pretendo também fazer das minhas redes sociais portais para discutir com meus seguidores temas como: autoconhecimento, glamour, dicas de beleza, entre outros. Outra projeto que tenho em mente, mas que ainda está em amadurecimento, é começar a resgatar meninas que assim como eu, têm um sonho, que talvez na percepção delas seja impossível, mas que juntas podemos fazer acontecer, poder levar toda experiência que estou vivenciando e que está sendo muito significativa pra mim, podendo assim ajudar outras meninas. Meu intuito é que elas entendam o quanto o empoderamento e autoconhecimento são importantes pra que trilhem um caminho de sucesso. A frase que representa a Miss Plus Size Pinhais 2022 é: "Descubra quem é você, e seja essa pessoa. A sua alma foi colocada nesse mundo para ser isso, então viva essa verdade e todo resto virá." Ellen Degeneres. Esta foi a frase que eu usei na minha apresentação do concurso Miss Plus Size, pois acredito que ela me representa, essa é a minha essência.
E mesmo sem saber o resultado daquela minha atitude, eu era só gratidão por aquele momento, por aquele aprendizado, por ter tido a coragem que muitas não tiveram. Agradecia a absolutamente tudo, conseguir estar participando daquele processo era grandioso aos meus olhos, então sim a gratidão é um sentimento muito poderoso, para quem deseja atrair coisas boas para si. Acredito que quanto mais agradecemos, mais somos beneficiados com energias positivas, e é isso que eu estou vivenciando agora. A vida tem o poder de transformar toda a nossa gratidão, em saúde, alegria, paz e sucesso. Minha gratidão a Deus, pois eu acredito que sem a permissão dele, nada acontece em nossas vidas. Minha gratidão a minha família que esteve comigo nesse processo. Em especial a minha mãe, que mesmo com medo, não porque queria minar meu sonho, mas de que eu me frustrasse ao longo do caminho caso algo desse errado. Mesmo assim, ficou ali do meu lado cada segundo, cada ensaio, em todas as fases do concurso e até no dia, que quando não poderia estar comigo naquele palco, segurando na minha mão como fez ao longo de minha vida, emanou para mim, lá da plateia, sentimentos de força, fé e coragem para que eu desse o meu melhor. Minha gratidão a organização do concurso que teve o feeling de perceber que todas as mulheres tem sim a sua beleza e podem participar de concursos como esse, eles foram maravilhosos. Fizeram o processo ser leve, mágico. Tenho certeza absoluta que todas saíram dali vitoriosas de alguma forma, mais confiantes e com a certeza de que todas são especiais, cada uma com a sua particularidade. Sou imensamente grata, por fazer parte da família Miss Pinhais. É um carinho, uma atenção magnífica da forma como sou tratada por eles, que faz com que eu me encha cada dia mais de orgulho de carregar em meu peito essa faixa, que tem um significado gigantesco. Minha gratidão a todos os meus amigos e aos amigos dos meus amigos, algumas pessoas que nem se quer me conheciam, mas que por algum motivo, acreditaram que eu poderia sim e merecia estar ali em busca de realizar aquele sonho. Todas as energias positivas que trouxeram para minha vida, aumentaram minha força, minha autoconfiança e minha determinação para poder conquistar este título. Meu agradecimento também aos jurados, que viram em mim potencial para ser a primeira pessoa a representar a categoria Plus Size da nossa cidade. Acredito que tudo nessa vida se renova, recomeça, renasce, evolui com um propósito. Eu evolui muito ao longo do Miss, e pretendo evoluir ainda mais no meu reinado. Acredito no bem, na força maior que nos move, e que a felicidade acontece quando nos colocamos a favor de sentir o que temos de melhor, e é isso que eu estou transmitindo, a felicidade de um sonho alcançado, a felicidade de projetos que pretendo realizar, e a felicidade de estar contribuindo para a história da cidade onde nasci, e que amo de paixão. Não importa no que você acredita se você cria as suas raízes nas coisas boas, o retorno não tem como não ser positivo. Eu sou prova viva disso Não posso deixar também de agradecer a Revista Devista, que me deu esta oportunidade de trazer para seus leitores um pouquinho do que vivi, do que estou vivenciando, e das expectativas que estou construindo nessa história, sendo a Miss Plus Size Pinhais 2022. Acredito que seja isso, a palavra que me toma neste momento não poderia ser outra a não ser, gratidão.
TEATRO Estudantes de teatro terão suas habilidades de leitura, do processo gestual, do processo vocal, do processo da comunicação e muitas outras habilidades , mais apuradas e de forma a ser uma pessoa mais presente no seu meio social, formadora de opinião e consequentemente uma pessoa preparada para qualquer profissão que venha escolher e inclusive ator ou atriz.
CINEMA Os alunos terão suas habilidades de intepretação, da comunicação com as câmeras e muitas outras habilidades , mais apuradas e treinadas de forma a ser uma pessoa mais presente no seu meio social, como formador de opinião e consequentemente uma pessoa melhor preparada para qualquer profissão que venha escolher e se destacar, inclusive ator ou atriz, ou ainda roteiristas.
MODELO E MANEQUIM Estudantes de Modelo e Manequim terão suas habilidades de intepretação, de postura, do processo gestual, do processo de comportamento, da etiqueta, da comunicação com o publico e muitas outras habilidades, mais apuradas e treinadas de forma a ser uma pessoa mais presente no seu meio social, como formador de opinião e consequentemente uma pessoa melhor preparada para qualquer profissão que venha escolher e se destacar na área fashion ou comercial.
Maia escola profissionalizante em artes Entre em contato e faça uma avalição para dar um UP em sua vida pessoal e profissional, pelos contatos a seguir: Instagram @maia.escola WhatsApp 47 9 9633-5750 E.mail contatomaiadiamond@gmail.com |
O CINEMA DE BETO CARMINATTI
No próximo sábado, dia 6 de agosto,
às 17h30, tem início a mostra “O Cinema de Beto Carminatti”, que vai acontecer
no Cineclube Espoletta, do Museu Guido Viaro. Carminatti é um dos cineastas
de maior destaque do cinema paranaense,
com mais de três décadas de carreira e realizador de dezenas de filmes
selecionados e premiados em diversos festivais nacionais, detentores de grandes
elogios da crítica especializada. Um dos destaques da mostra é a presença de
adaptações de obras de grandes nomes da
literatura paranaense, como Dalton Trevisan e Valêncio Xavier. Escritor e
cineasta, Valêncio foi o criador da Cinemateca de Curitiba e tem sua vida e
obra evocadas no documentário “As Muitas Vidas de VX”.
Programação:
06/08 - Mistéryos (2008) - Série de
histórias misteriosas, entrecortadas pela narrativa do personagem VX, um homem
evidentemente perturbado pelas coisas inexplicáveis do mundo.
13/08 - O Mistério da Japonesa
(2004)
Em uma cidade grande, homem
solitário encontra uma prostitua japonesa em um hotelzinho barato.
Eternamente (2003) – Homem e mulher
pobres e solitários buscam encontrar o par ideal por meio do programa
radiofônico ‘Dê Ouvidos Para o Amor’.
Delirium Dreams (1981) – Registro
poético da visão de mundo de moradores da periferia de Curitiba no início dos
anos 1980.
A Balada do Vampiro (2007) - O
famoso "vampiro" de Curitiba, Nelsinho, criação de Dalton Trevisan,
faz uma ode às mulheres, observando-as nas ruas e nos lugares mais inusitados
da capital paranaense, entre sonhos e fantasias.
20/08 - As Muitas Vidas de VX (2008)
– Um passeio pela vida e obra do escritor, cineasta e agitador cultural
Valêncio Xavier.
Serviço: O Cinema de Beto Carminatti
/ Datas e horário : 6, 13 e 20 de agosto às 17h30 / Local: Cineclube Espoletta
- Museu Guido Viaro
Endereço: Rua XV de Novembro, 1348 -
Entrada franca
********************************************************************************
********************************************************************************
Marca fundada em 2017 para público
Fitness.
Tem em seu currículo três (03)
desfiles, com produção de Arnaldo Silveira.
Está com novos projetos pós pandemia
com qualidade de ponta e preço atrativo, inclusive para parceiros de revenda
pois a fabricação é própria.
Modelo
Enrico Pavanelo veste KF Fitness Foto Arnaldo
Silveira |
Visionário Junior KF, muito mais que
fabricar peças para público Fitness, procura propagar o estilo de vida saudável
e bem estar aos clientes! Júnior KF acredita que o bem estar, estilo de vida
saudável e auto estima, são fatores essenciais para manter as pessoas
equilibradas física, psicológica e porque não espiritualmente neste mundo
moderno onde a ansiedade e depressão assolam nossa população!
ESPAÇO DESTINADO A MODELOS E CAMPANHAS DE MODA
Comédia
de Arnaldo Silveira completa 24 anos e deve ter nova montagem.
No ano de 1998 estreava em Pinhais
para a Abertura do FETAEPI – Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais,
na Igreja São José Operário no bairro Maria Antonieta e com a presença da atriz
e madrinha do festival Lála Schneider o espetáculo “Escândalo! Pra Quê?” com
direção de Arnaldo Silveira e produção do GTA – Grupo Teatral Aquarela. No
elenco Márcio Moro, Laercio Sobral, Miro Morais, Val Souza, Kleyton Reis.
"Escândalo, Pra Quê?!" é uma peça teatral do gênero comédia da Companhia Aquarela.
"Escândalo, Pra Quê?!" é uma
peça teatral do autor e diretor Arnaldo Silveira, sendo montada duas vezes pela
Companhia Aquarela - a primeira no ano de 1998 e a segunda em 2015.
Em sua segunda montagem, a peça foi
apresentada em diversas cidades do estado do Paraná colecionando boas e
gostosas risadas do público. Com um total de 10 apresentações, estima-se que
mais de 1000 pessoas já tenham assistido o espetáculo. Tendo como diretor
Arnaldo Silveira, apresenta o seguinte elenco:
Edu Mehl como Margô Setup.
Laercio Sobral como Cherry Silvah.
Heder Teixeira como Tuly Berly.
Diego Zotti como Julio Cesar e Diabu.
Hugo Bottega como Formigão e Diabete.
Na equipe técnica:
Cenário por Laercio Sobral.
*********************************************************************
*********************************************************************
****************************************************************************
Este é um veículo de comunicação que trabalha pela
Cultura e Arte, e para auxiliar e manter ativo vendemos exemplares em PDF.
Adquira o seu exemplar por apenas R$ 5,00
Através do WhatssApp (41) 987012612
Doações pelo Pix 64529576949 (CPF)
**********************************************************************************************************************************************************
NOS VEMOS NA PROXIMA EDIÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário