segunda-feira, 1 de abril de 2019

ISADORA RIBEIRO - A ATRIZ QUE ENCANTOU E ENCANTA GERAÇÕES

Foto de Manolo Rodrigues

ISADORA RIBEIRO
A ATRIZ QUE ENCANTOU E ENCANTA GERAÇÕES


Foto de Manolo Rodrigues
DEVISTA       - Nome Artístico?
Isadora           - Isadora Ribeiro, meu nome de batismo tem apenas mais um nome no meio.

DEVISTA       - Signo?
Isadora           - Gêmeos, ascendente em Aquário e Lua em Escorpião.

DEVISTA       - Prato predileto?
Isadora           - Prato preferido eu não tenho e gosto de tudo que é gostoso, desde Coquiles San Jacque que é extremamente sofisticado (Vieiras né? Que chamam de Coquiles San Jacque) até Buchada, adoro... (Risos) Bucho (Risos). Vou do sofisticado ao mais simples... Adoro... Adoro tudo que é gostoso.

DEVISTA       - Sua carreira começou com qual idade e qual foi a motivação?
Isadora           - Começou bem cedo em Curitiba, com Danilo Dávila... Que era um produtor que fazia concursos de miss, eu participei do Miss Curitiba, fui eleita a Miss Simpatia (Risos), e depois de um tempo eu participei de outro concurso chamado “The Look of the Year” que a escolhida ia para Nova Yorque trabalhar na agência Ellite, e aí fui para São Paulo.. Trabalhei na Casting, eu fiquei entre as 5 finalistas do Paraná... tinha 2500 candidatas do Paraná eu fiquei entre as 5. E aí eu fui trabalhar nessa agência Casting em São Paulo, que é um agência muito séria... E eu trabalhei muitos anos lá... Fiz muito comerciais, muitas capas, editoriais, etc... E aí depois eu participei do teste para fazer a abertura do Fantástico, que eles queriam uma pessoa que tivesse uma mistura de raças, de negro com índio, etc...

Foto de Arquivo Pessoal de Isadora Ribeiro
DEVISTA       - Quem foram seus principais apoiadores?
Isadora           - Não tive apoiador, eu tive é muita garra, vontade de correr atrás... entende? Eu tive a sorte de trabalhar para empresas grandes e ótimos fotógrafos e fazer ótimos trabalhos. Eu trabalhei... Participei deste concurso da Elite, que era um concurso muito importante, depois eu trabalhei na Casting, depois eu fiz a abertura do Fantástico, aí eu fiz faculdade e aí comecei a fazer teatro no Tablado, fiz 4 anos de teatro no Tablado com Bernardo Jablolsk, fiz a faculdade da Cidade, que a diretora geral era a Bia Lessa, mas nós tínhamos 8 professores, que era um curso técnico dentro da faculdade, um curso de 4 anos, e sempre trabalhando como modelo, mas depois, naturalmente eu fui mais para o lado de atriz e menos de modelo. Trabalhei com grandes fotógrafos e depois com grandes diretores... E uma mistura de dedicação, de fibra, de correr atrás, com sorte também (Risos).

DEVISTA       - Qual personagem e qual obra te trouxe o maior aprendizado de vida?
Isadora           - Olha... Eu não sei qual obra me trouxe maior aprendizado de vida, assim... Eu não sei... Talvez “Explode Coração” porque tratava-se de crianças desaparecidas e muitas crianças foram encontradas durante e exibição da novela, depois nós fomos para Portugal também, porque a novela estava sendo exibida lá e lá também foram encontradas 26 crianças... Eu acho que pelo cunho social, talvez... “Explode Coração” mas teve tantas maravilhosas... Graças a Deus todas as que eu participei foram sucesso.

Arte de Mídia Eletrônicas de Miguel Junior

DEVISTA       - A sua paixão é maior para qual das artes?
Isadora           - Eu gosto de todas as modalidades da Arte... A Arte ela humaniza, ela sensibiliza... E... Por eu ter muita dedicação ao teatro no início... eu comecei no teatro... Eu gosto muito do Teatro. Porque no cinema e na televisão você não escolhe com quem vai trabalhar no elenco e no teatro você tem essa possibilidade de trabalhar com pessoas que tem a ver com você... No cinema e na TV as vezes você trabalha com a pessoa mas, não é o ideal... No teatro você pode trabalhar com amigos... Por exemplo... eu trabalhei em “Sonho de uma noite de Verão” de William Shakespeare com pessoas incríveis, o elenco era composto por 26 pessoas, todos meus amigos... Eu era Titânia, Rainha das Fadas. E no Teatro você pode usar Pantomima, Máscaras, tem milhões de recursos...  A televisão é uma obra muita rápida... a preparação das personagens é mais rígida e fazer um trabalho minucioso de meses na Televisão se torna mais desafiador... Aquele gesto especialmente naquele momento certo na hora da fala, o andar... Isso não tem na novela... Na novela você recebe capitulo hoje para gravar amanhã cedo. O cinema também não... Então... Eu vou confessar... todas as áreas tem suas especificidades e onde um personagem me chamar... com certeza estarei disponível para imortalizá-lo, na modalidade de arte que ele estiver.

DEVISTA       - Diário de bordo a sua peça atual, tem uma história fantástica, desde a criação até a estreia, poderia nos falar um pouco sobre ela?
Isadora           - Então... Diário de Bordo é um espetáculo literário, poético... A minha filha Maria escreveu este texto quando ela tinha 16 anos, participou de um concurso e ganhou como jovem escritora, lançou uma antologia dos contos que ela ganhou o concurso, e eu peguei três contos dessa antologia e fiz Diário de Bordo, produzi Diário de Bordo. Tentei ser 100% fiel ao texto, pois é um texto coloquial, um texto difícil. Escolhi ele para comemorar os 30 anos da minha vida profissional... É um texto muito primoroso que foi dirigido pelo Roberto Inocente, que é um diretor maravilhoso que é de Curitiba, que trabalhou na Itália com Dario Fo, e ele é radicado em Curitiba, atualmente Roberto é um diretor que tem muito repertório, é um espetáculo que está dando muito certo, fiz uma turnê, fiz o circuito SESC do Paraná e fizemos mais duas temporadas de bastante sucesso aqui no Rio de Janeiro. E agora estamos apresentando no Festival de Teatro de Curitiba a convite do Festival... Uma honra para mim comemorar meus 30 anos de carreira, com texto da minha filha, que literalmente me dá trabalho (Risos), né? Porque estou fazendo Diário de Bordo... E encenando nos palcos de Curitiba que é minha terra, no Festival de Teatro de Curitiba. Quer dizer... Não tem honra maior para uma atriz este momento na minha vida... Eu estou muito feliz... Muito feliz.

Foto Filipe Lisboa

DEVISTA       - No cinema e na TV sua carreira sempre foi sucesso. Quais foram as principais obras e qual delas foi mais desafiadora.
Isadora           - Olha... Acho que não tem uma obra principal... Todos os trabalhos que eu fiz no Cinema, no Teatro, na TV, foram importantes e de sucesso. Eu fiz... Aí no Paraná eu fiz um filme, quando eu estava produzindo Diário de Bordo... “Travessias” com Jackson Antunes, diretora Salete Machado, produtor Talício Tigre e recebi o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema da Lapa, foi muito importante também fazer este trabalho. Fiz um seriado para a HBO, que é o FDP que foi vendido para a América do Sul inteira... Reprisado 4 vezes já na HBO, porque foi sucesso absoluto. Tenho agora um seriado inédito que o “República do Perú”, que ainda não foi para o ar, eu estou na segunda temporada, não começou ainda a segunda temporada, eu faço uma senhorinha amiga da Joana Fonn e da Lady Francisco... Estamos aguardando entrar no ar, que este também é inédito. Mas todos os personagens que eu fiz... Uma Cinderela Brasileira, maravilhosa, no “Pátria Minha”, “Mulheres de Areia”, “Pedra sobre Pedra”, Minissérie “Decadência”, entre tantos outros... e TODOS foram muito, muito importantes... “As Filhas da Mãe”, “Torre de Babel”, “Explode Coração” ... Enfim eu sou uma concha de retalhos maravilhosa com cada pedacinho das obras que vivi... e sinto que está incompleto... tem muito mais por vir.

Foto Filipe Lisboa
DEVISTA       - Quando você provou a maternidade pela primeira vez, você se afastou da vida publica para cuidar de suas filhas e de fato ser mãe... nesse período sentiu falta de estar atuando? Isadora      - Eu nunca me afastei completamente né? Sempre estou fazendo algum trabalho... Faço muito Sarau Literário, tem alguns lugares que eu tenho um “Pocket Show” que eu canto, que danço, que eu atuo... Claro que eu diminuí, assim, consideravelmente a minha carreira, primeiro que eu não quis mais fazer novela nem filme porque tomava muito tempo e eu queria fazer meus próprios horários... Então, tem até muitos filmes que eu participei apenas como produtora, ajudando a fazer captação de recursos, entende... Mas eu não afastei assim... Eu sempre estive no meio. Como eu sou uma atriz versátil e uma pessoa ligada a arte em tudo, eu sou produtora, eu sou atriz uma atriz que canta, então eu estive sempre envolvida em coisas paralelas, mas dentro do meio artístico. Mas não me arrependo de ter parado de fazer Cinema e Novela porque... E Teatro também, porque eu queria de fata dar atenção para as minhas filhas... e não me arrependo. São duas meninas, duas mocinhas, uma tem 21 a outro tem 12, super preparadas, a Maria faz Medicina, está no Sétimo período... fala inglês fluentemente, é extremamente inteligente, focada, equilibrada e teve a presença da mãe... Eu acho que a presença da mãe... eu não critico e não condeno as mães que deixam os filhos, mas, eu optei por cuidar delas de perto. A Valentine, tanto a Valentine quanto ela (Maria), eu levava nos trabalhos que eu tinha que fazer sempre, mas deixar o dia inteiro com babá, com empregada e ir para estúdio não. Eu realmente quis cuidar delas mesmo de verdade, e não me arrependo nenhum segundo por ter feito esta opção. Eu fui e sou uma mãe que ama ser mãe e por ter essa profissão dentro da arte, eu consegui driblar o tempo e os compromissos e estar mais presente na vida delas... Cada um sabe o que fazer para administrar a vida... eu optei assim.  

Foto Filipe Lisboa
DEVISTA       - Como é para você interpretar personagens escritos por sua filha?
Isadora           - É uma honra muito grande. Imagina fazer um espetáculo desses, comemorar os 30 anos da minha carreira, sendo que desses 30 anos eu trabalhei com produção e diminui consideravelmente o meu trabalho para poder dar atenção para ela, e agora eu recebo como presente este texto primoroso para representar no teatro e comemorar a minha trajetória profissional. É maravilhoso né? Saber que eu estou ali no palco, e que aquele texto é da minha filha, e ela tinha 16 anos. Depois disso ela lançou ainda, mais dois livros, pela “Giostra” na Bienal em São Paulo e agora ela está fazendo medicina... mas ela prometeu que nunca vai deixar de escrever.  

DEVISTA       - Quais são os próximos projetos?
Isadora           - Eu vou seguir agora... com a Turnê, nós fizemos duas temporadas aqui no Rio de Janeiro, no Teatro Vanucci – Shopping da Gávea e no Teatro Princesa Isabel em Copacabana, foram temporadas de sucesso com Diário de Bordo. A ideia agora é ir para São Paulo... Mas já fui convidada para fazer um musical com meu produtor Guilherme Oliveira, no estilo Rupaul Drag Race, meio drag, mistura do teatro com canto, dança... Este estilo de espetáculo que não tem muito no Brasil.

Foto Filipe Lisboa
DEVISTA       - O que espera do futuro para o Brasil?
Isadora           - O que eu espero para o futuro de Brasil é o que todo mundo espera... Um Brasil melhor, mais justo com mais emprego, com menos violência. E que as pessoas tenham mais compaixão umas com as outras... Que pratiquem o exercício da bondade porque as pessoas praticam muito o exercício da maldade... Eu penso que cada um também precisa praticar ser um ser humano melhor individualmente, sabe... A gente cobra, cobra, cobra do governo, mas nós cidadãos temos que ser menos violentos, temos que ser mais respeitosos, ser mais amigos... Ter mais compaixão um do outro... acho que é isso que está faltando também... Além do desemprego, além das injustiças... O que eu espero para o Brasil é meio utópico, não é? Mas a gente tem que ter pensamento felizes... Porque assim a possibilidade de dar certo é maior.





DEVISTA       - Uma mensagem para seu público.
Isadora           - Amigos vão assistir “Diário de Bordo”, um espetáculo que eu fiz especialmente para vocês e para comemorar meu aniversário de 30 anos de carreira... Nós já estivemos em cartaz ai no Guairinha e agora estamos voltando com o Festival de Teatro de Curitiba. São apenas duas apresentações... eu interpreto 3 personagens, uma senhorinha, uma moça e um rapaz... São textos sobre 3 viajantes... Então vocês estão convidadíssimos para assistir... E viva o teatrooooo... Beijos.

***************************************************************
******************************************************
*****************************************

MISTER PINHAIS
DARCY GUERREIRO TEM APOIO DA FISK PINHAIS

A direita Darcy Guerreiro Mister Pinhais e a esquerda Jhon Cristoffer Mister Teen Pinhais 2018
Darcy Guerreiro - Mister Pinhais
A vida de um Mister e de uma Miss, não é nada facil, sempre está precisando investir no seu visual, na sua oratoria, na sua educação, na sua carreira  e muita coisa que não foi relacionada anteriormente. Tudo isso para poder representar bem a sua cidade, depois seu estado, na sequencia seu País e estar pronto e alicerçado para poder disputar um concurso internacional. 
Jhonn Cristoffer - Mister Teen Pinhais
Os apoiadores, patrocinadores tem um papel fundamental neste momento... Quem veste, quem maquia, quem prepara o corpo, a pele, cabelo, quem auxilia financeiramente, enfim, aqueles que dão suporte para poder preparar o candidato para suas competições. E para poder estar preparado para um concurso interncional é imprescindível que o Mister ou a Miss tenha como segundo idioma a lingua inglesa. 


Sendo assim, a FISK unidade de Pinhais no Paraná está investindo e agregando seus valores aos valores do Mister Pinhais, que em 2018 elegeu os jovens DARCY GUERREIRO com os Titulos de Mister Pinhais e Mister Face Pinhais e JHON CRISTOFFER com os Títulos de Mister Teen Pinhais e Príncipe de Pinhais. Darcy Guerreiro já está com preparação para representar a Cidade de Pinhais no Mister Paraná e o concurso como é reconhecido pelo seu trabalho e vai com força para o Certame. 


A Fisk Pinhais já tem tradição e respeito pelo seus serviços prestados a cidade e aos cidadãos de Pinhais. Com esta parceria, Darcy Guerreiro e Jhonn Cristoffer vão se preparar com muito afinco com a didática e a excelência da organização e com certeza terão possibilidades de levar os nomes da cidade de Pinhais e da FISK para o Paraná e para o Brasil e quiça para o mundo. 

*******************************************************
********************************************
*********************************** 

CINEMA
O ATOR ROBSON SILVAH EM NOVO PROJETO









*******************************************************
********************************************
*********************************** 


TEATRO
FESTIVAL DE TEATRO DECURITIBA
CONHEÇA MAIS SOBRE O FESTIVAL

*******************************************************
********************************************
*********************************** 


Nenhum comentário:

Postar um comentário