sexta-feira, 1 de junho de 2012

Edição 002/2012




LAÉRCIO SOBRAL
Sua Carreira e Revelações


CULTURA LEVADA A SÉRIO

Laércio Sobral, natural de Nova Aliança do Ivaí, venho morar em Pinhais no ano de 1976. Bacharel em Artes Cênicas – PUC, Pós em Arte Educação – Faculdade de Artes do Paraná,  foi convidado em 2009, pelo Prefeito Luizão, para assumir o cargo de Diretor de Cultura do município de Pinhais.

Sua trajetória no teatro teve início em 1983 na Vila Maria Antonieta, onde participou de diversas peças e shows para crianças com o Grupo Teatral Aquarela. No fim da década de 80 viajou por várias cidades do Paraná com o Grupo Teatral Família Ideal, mas sem deixar o Grupo Aquarela.  

No início dos anos 90,  na faculdade, participou de algumas peças e de três grandes óperas (Guairão) com a Orquestra Sinfônica do Paraná, Coral Teatro Guaíra e cantores de renome internacional como: Denise Sartori, Neide Thomas e Pepe do Valle nas Óperas: “Don Giovani” (direção do cineasta Sergio Bianch) “ Tosca” (direção de Marcelo Marchioro) e “Aida” (direção de Mourrice Vanoue).  

No cinema, fez dois trabalhos: Longa metragem “O Preço da Paz” (direção de Paulo Morelli) e do Curta metragem “Uma História de Amor” (direção Arnaldo Silveira). Participou também de grandes festivais de teatro como FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina, Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Teatro de Cascavel, Festival de Teatro de Maringá, Festival de Teatro de Morretes, Antonina. 

Foi integrante da Secretaria de Estado da Cultura como oficineiro percorrendo todo o Paraná com oficinas de  Interpretação Teatral, Técnica Vocal, Expressão Corporal.  Em 2002 o Grupo Teatral Aquarela foi convidado para ministrar oficinas para professores do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte na formação de Grupos de teatro e corais nas cidades de Almirante Tamandaré, Rio Branco, Itaperuçu, Piraquara, Quatro Barra, Campina Grande e Pinhais.  

Fez direção artística dos Corais de todas estas regiões em um grande evento com 800 vozes no Centro de Convenções de Curitiba.  Idealizador do FETAEPI – Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais que serviu de exemplo para diversos festivais da região como: Piraquara, Colombo, Núcleo Regional da área Metropolitana Norte e o projeto FERA do governo Estadual.  

Juntamente com Grupo Teatral Aquarela criou a primeira Escola de Artes de Pinhais e o Primeiro Teatro Particular do Município situado no extinto Shopping Gralha Azul. Em 2013 no dia 20 de dezembro, o Grupo Teatral Aquarela completará 30 anos.

Ainda pensa em voltar a atuar? 

Sim.  Rsrsrs.  Apesar de estar um pouco enferrujado...

O que trouxe de novo para Pinhais e o que ainda está por vir?

Primeiro, mantive o que estava dando certo e procurei valorizar e investir a exemplo do Ballet Municipal e a Banda Municipal chegando a se apresentar no Guairão e participar de concursos, mostras e festivais no Paraná e Santa Catarina.  

Diego Wermuth - Tia Cecília
De novidade posso salientar que criamos os Pólos de Cultura nos Bairro, levando oficinas mais próximas das casas  das pessoas, descentralizando do Centro Cultural.  Ao total foram 20 Pólos Culturais.  Criamos o FECAPi – Festival da Canção de Pinhais. Na Mostra de Dança, criamos o momento exclusivo do HIP-HOP,  a Orquestra de Violões e estamos criando o Grupo Oficial de Dança de Salão. O município ganhou o Coral Municipal além da Mostra de Corais de Pinhais. 

Ampliamos o número de alunos de 200 para 1000 vagas, triplicamos o número de oficinas oferecidas gratuitamente à população. Ficamos reconhecidos internacionalmente com a OCP- Oficina de Cinema de Pinhais e a produção local de 17 filmes (curtas) e a Mostra de Cinema de Pinhais. 

Não posso esquecer da Mostra de Bandas e Fanfarras e o Turma Show, que representa o município em festivais de teatro, a exemplo do Festival Nacional de Teatro de Varginha, em 2011, conquistamos seis troféus, concorrendo com Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, sendo o único grupo representante do Sul do Brasil.  Não havia em Pinhais políticas públicas voltadas à cultura, hoje possuímos: conferências de cultura, seminários, fórum permanente de cultura onde participam representantes de todos os segmentos culturais, conselho de cultura atuante, conselho do patrimônio histórico cultural e diversas ações. 

Pinhais tornou-se referência para diversas cidades da região metropolitana e no Paraná, segundo o Sr. Marcos Cordiolli, membro da Ancine – Agencia Nacional de Cinema do Rio de Janeiro e representante da Comissão de Educação e Cultura do Ministério da Cultura. Quanto o que ainda está por vir, tenho um bauzinho cheio de surpresas, que quando chegar a hora,  pretendo divulgar... rsrsrs  Diversas propostas e projetos que quero colocá-los em prática, tudo uma questão de tempo.

Conte-nos sobre sua vida, o que mudou e se ainda tem tempo para uma vida social normal.

Somos mutantes, mudamos constantemente quando temos objetivos e motivos para lutarmos.  Mas temos que ser criativos e inteligentes para curtimos cada momento de nossas vidas e compartilhar com as pessoas que amamos.  Sou muito caseiro, muito pegado à família. 

O lado profissional toma muito tempo, mas procuro estar o máximo possível com familiares e amigos próximos. Gosto muito de jantar com amigos e dividir os anseios, as angústias e as vitórias. Aprendi a trabalhar em grupo, isso facilita até nas decisões mais difíceis que devemos tomar. Gosto de estar próximo de pessoas criativas e inteligentes.


Laércio gosta de dizer que “O verdadeiro amigo é como o sol, não precisa aparecer todos os dias pra saber que ele existe” (autor desconhecido).

Para um futuro imediato, nosso Diretor de Cultura pretende ingressar no mestrado e continuar a oportunizar as pessoas em fazer arte e preservar a cultura em Pinhais.

Matéria de Ivana Carla.

*******************************************************************************************

NARA CAVALLI 
em... "Uma Historia de Amor"

O filme que estreou em 2011 no II MOCIPI - Mostra de Cinema Interna de Pinhais, é protagonizado por Nara Cavalli (Alem de Mim... Você - O.C.P. e Febre Filmes) e Fernando Rubini, fala da história de um rapaz que se apaixona por uma jovem do interior. Em uma festa Junina, na barraca do beijo eles descobrem o amor que os leva a uma linda história. O filme aborda a temática do êxodo do homem do campo para a cidade grande mas ao contrario... quem deixa a cidade para ganhar a vida e o amor no interior é um jovem urbano. O trabalho da atriz é apaixonante... ela trabalha sua personagem com um carisma muito semelhante ao de uma menina do campo... alguns comentários surgiram durante a exibição do filme "Ela me faz lembrar as atrizes das novelas das Seis da Globo". 

Filme de Arnaldo Silveira com roteiro de Marciano Tabaca, na trilha sonora estão Banda Conexão Rural com a Música "Quero Voltar", Nill & John com duas canções "Faz o Frio Sair de Mim / Mexe e Remexe" e também Fernando Rubini com a música tema "Tentativa". 

Equipe Técnica
Assistente de Direção Caio Monczak
Câmera e Fotografia Arnaldo Silveira
Direção de Arte Nara Cavalli, Lucia Tabaca, Marciano Tabaca.
Montagem Arnaldo Silveira
Maquiagem Edy Gahr

Elenco: Nara Cavalli, Fernando Rubini, Gustavo Amaral, Marciano Tacaba, Luciana Tabaca, Fernanda Sallez, Barbara Fiuza, Bruno Moraes, André Machado, Maurilio Rosa e Felipe Rosa.

Direção Geral Arnaldo Silveira
Realização Prefeitura Municipal de Pinhais, Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, Departamento de Cultura e O.C.P - Oficina de Cinema de Pinhais.
Apoio Febre Filmes.

*************************************************************************************

4ª EDIÇÃO DO FECAPI
Festival da Canção de Pinhais



A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer divulgou nesta quarta-feira (30) a lista dos  artistas que irão participar do IV Festival da Canção de Pinhais - FECAPI. Este ano o festival acontecerá nos dias 14 e 15 de junho no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.
Incentivar a criatividade musical; promover o intercâmbio cultural; intensificar o movimento musical no município; difundir a música como um dos meios essenciais de expressão cultural; incentivar a comunidade pinhaiense a participar de eventos musicais e valorizar a produção musical local. Estes são os principais objetivos do Festival da Canção de Pinhais.

Para participar:
Foram inscritas apenas músicas inéditas, ou seja, aquelas que não tenham sido gravadas, editadas, registradas ou comercializadas. Cada músico candidato poderá concorrer em apenas uma banda, grupo, trio, duo e/ou melhor,compositor.

ARTISTAS SELECIONADOS PARA O IV FECAPI

ARTISTA /BANDA                               MÚSICA
Almanake Acústico                          - Meu Melhor Amigo
Amitaba                                            - Canção de Sofia
Descalços Rock Club                     - Teu Sangue
Evalluz Para Sempre                       - Quero Estar
Instituto Kaluma                               - Valores Anormais
Luiz Fabiano                                    - Há Tanta Gente
Nando e Gustavo                           - Dá Nada Não
Os Provisórios                              - Os Homens
Sobrenotas                                   - Aquele Tempo
Tia Cecília                                      - Em Você, Um Amigo!

Valquíria Cavalcanti                     - Eis-me Aqui

*******************************************************************************

TEATRO
"Trifuks e Trapaças" Teatro de Pinhais


Espetáculo Teatral: TRIFUKS E TRAPAÇAS
Grupo: CETAPI - Centro de Treinamento de Atores de Pinhais
Texto de Arnaldo SilveiraDireção: Edy GahrLocalColombo Shopping Park 
Data: 23 de Junho as 18:30 no Festival de Teatro de Colombo.Classificação: Livre
Venha conferir uma história cheia de aventura, magia, ação e muita diversão! 
Sinopse: Um grupo de amigos resolve invadir um casarão antigo, onde, diz a lenda, vaga o espírito do grande capitão pirata Trifuks. Nada os faz desistir de procurar o baú cheio de escudos de ouro, que pertenceu ao capitão, para ajudar os moradores do bairro que estão necessitados. Mas Trifuks com suas trapaças não vai deixar isso barato e parte para o ataque!
********************************************************************************************
Dicas de Moda com "Ivana Carla"

BOTAS, BOTAS E MAIS BOTAS!

As botas são apetrechos presentes no cotidiano do homem desde a antiguidade. Calçado feito estrategicamente para facilitar a locomoção, além de proteger os pés durante a caçada. Elas foram se desenvolvendo ao longo dos séculos, adquirindo novos contornos e expressões peculiares de cada era. De uso exclusivamente masculino no início dos tempos, as botas passaram, ao poucos a serem apropriadas pelo universo feminino, sobretudo nas primeiras décadas do século XX.

Botas Cano Baixo / Curto






Botas Cano Médio




   Botas Cano Alto / Longo



Botas Ugg  

Elas não são muito conhecidas aqui no Brasil mais lá fora já fazem muito sucesso. São de origem australiana, bem quentinhas, tem um estilo todo diferente e ao mesmo tempo muito confortáveis.


Galochas

Para quem ainda não conhece, são botas de plástico ou emborrachadas, que ficam ótimas com quase tudo. Você pode usar galochas com calças (de preferência as mais justas), com vestidos, saias, shorts, enfim uma grande variedade. Além de muito modernas, ajudam a proteger os pés, evitando assim que eles fiquem molhados. É possível encontrar galochas com as mais variadas estampas e nos mais variados modelos. As preferidas do público feminino são as coloridas, com estampas bem chamativas. Fique fashion até nos dias de chuva!



Botas All Star 

Para aquelas que não abrem mão do seu estilo nem no outono / inverno, esta marca lança modelos que fazem qualquer um babar.



Botas (para as mais ousadas) 


Botas Masculinas 

Não é privilégio feminino manter os pés aquecidos e na moda nesta estação, as botas e botinas masculinas estão com modelos, cores e estilos que irão agradar em cheio todos os gostos.



Outras dicas: 

Nos dias mais quentes do inverno, as botas de cano curto ficam ótimas com vestidos e shorts. Evite usá-las com modelos compridos. Prefira os mais curtos (até os joelhos). 
Para quem busca um visual longilíneo, vale combinar o tom das botas ao tom da meia-calça ou calças, tal como optar por modelos de saltos médios para alto, alongando a silhueta e valorizando-a. 
Mulheres que têm canelas grossas devem optar por calças, leggings ou meias-calças finas, opacas, no mesmo tom da bota. 
Os modelos de cores claras combinam com roupas de cores escuras. Botas com motivos animal print destacam-se e podem ser usadas junto a elementos mais sóbrios. Já as botas finas devem ser opção para eventos noturnos, combinadas com peças mais sofisticadas.

Esta foi a minha dica de moda desta quinzena, espero que tenham gostado!
Grande beijo
Ivana Carla

***********************************************************************************
Exoterismo com
Luiz Miske

Os Cristais

Nos dias atuais, a filosofia da litoterapia, esta muito abrangente em lidar com cristais e já vem há muito tempo desde a extinta cidade de Atlântida, que tinha como uso, o cristal para partida de  seus veículos e geração de energia para a cidade.
A maioria dos minerais são formados por cristais. A palavra cristal deriva do grego krystallos, que significa gelo, pois, na antiguidade, acreditava-se que o cristal era um gelo solidificado.
Na Nova Era de Aquário, é algo que vem sendo redescoberto, pois o cristal pode auxiliar nesta mudança do padrão vibratório e renovando o desprendimento.
Todos nós deveríamos ter cristais pois são purificadores do duplo etéril, pois os raios vibracionais também atuam na autocura e na medicina. Alguns cristais são colocados em nossas vida por escolhas dele são ossos da Terra, que já estão nos cuidando há muito tempo. Cristais como as drusas repelem o mau contido no ambiente, os cristais brancos e leitosos são para a paz de espirito, os com ponta são para limpeza e chave para abrir e limpar a energia negativa. Alguns cristais que não podemos deixar de ter em casa:

Pirita = para financeira
Ametista = cura
Quartzo rosa = calmante e pedra do amor
Turmalina negra = para fora de casa em um vaso que não pegue luz solar catalizador de negatividade. Ela é um carvão e só pode tomar banho lunar e nem de sal grosso.
Jaspe zera = para auto cura
Turquesa = anemia espiritual no estilo sugação deixe junto de você ou coloque em um copo com água mineral,beba o liquido a pedra retire.

******************************************************************************************

Dia dos NAMORADOS


A tradição do dia dos namorados
No Brasil comemorarmos o dia dos namorados no dia 12 de junho.
Mas em grande parte do mundo (como EUA, Itália e Canadá), a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim (São Valentino, para alguns, ou o Valentine's day dos americanos), um santo devotado à idéia do amor.
Na verdade, há dois santos "Valentino". Um deles foi um padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição aos cristãos.

Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família , e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha.
Tanto era verdade, que o imperador foi tão longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. São Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.

O outro São Valentino também viveu sob o império romano. Ele levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as criancinhas. Um dia, Valentino foi jogado na prisão pelos romanos por ter se recusado a adorar os deuses deles. Dizia-se que as crianças escreviam mensagens de amor para ele e as lançavam pela janela da cela. Estes foram os primeiros cartões do "dia dos namorados". Mas não existe nenhum registro histórico disso.
Os cartões que conhecemos hoje foram feitos pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com pássaros e flores. Hoje, alguns dos cartões mais populares são os de humor.
No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro, tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper.
Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan:
"Não é só de beijos que se prova o amor".
A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores, bombons....uma infinidade de opções para se dizer "Eu Te Amo!".

Nem todos os países comemoram o dia dos namorados como nós fazemos. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve".
No Japão a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates. Embora a data represente uma oportunidade para as mulheres declararem o seu amor, nos últimos anos o giri choco (chocolate de cortesia ou “obrigação”) também se encontra presente na cesta de compra de grande parcela da população feminina. Mas, muita gente ainda reluta em adotar a data, alegando que se trata de uma jogada comercial, no que não deixam de ter razão, uma vez que o Valentine’s Day representa cerca de 20% do volume anual de vendas das fábricas de chocolate do arquipélago. Mas, o que vale mesmo é a intenção e não há como negar que a vida fica um pouquinho mais doce com estas declarações de amor e com estes chocolates.
Nos Estados Unidos nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças apreciam comprar ou fazer cartões para seus amigos e professores.

Mas, cá entre nós, todo dia é dia para se dizer "Eu Te Amo!" 

Material extraido do Portal da Família.

Veja o ensaio preparado para a Revista 
DEVISTA 
com o modelo 
"Luiz Eduardo"
de Pinhais.


****************************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário